Páginas

terça-feira, 2 de abril de 2013

Música para Ninar | Sugestão #02

"Nana nenem que a Cuca vem pegar, papai foi pra roça, mamãe foi trabalhar..."

Sério, ainda bem que isso é música pra neném, por que se eu já tivesse um certo entendimento de vida, pensaria: "Tô fudido" ou "Quem tá cantando essa porra?", por que o papai foi pra roça, e a mamãe foi trabalhar, ou pior ainda "Fui abandonado..."

"Boi boi boi... boi da cara preta, pega esse menino que tem medo de careta"

Claro que o bebê vai ter medo, primeiro olha tá mãe, pai ou qualquer outra pessoa, depois ela distorce a cara e fica igual a um Goonie, claro que a criança fica horrorizada, e como se não bastasse, o boi da cara-preta ainda vai levá-lo Deus sabe pra onde...

Enfim, não sou um grande fã de músicas de ninar, acho de uma covardia sem tamanho, e de uma falta de senso ainda maior...

Mas também posso te dizer que ainda não sou pai, e que isso talvez faça toda diferença do mundo, afinal dizem que depois de um filho, sua visão de mundo acaba mudando, e creio que essas canções devam fazer algum sentido.

Mas ainda que seja um crítico ferrenho das canções de ninar, existe um livro chamado "Vai dormir Porra" (segue a resenha no link), que é brilhante, e expõe como você se sente ao botar seu filho pirracento na cama. É uma poesia na verdade, que mostra, com um tom de honestidade, carinho e sem nenhuma culpa, como se sente um pai, ainda que puto da vida com aquela situação.

E seguindo na linha sincera e direta, tem uma canção de ninar, que é muito engraçada, e que na verdade é bem pesada, mas reflete um pai no último estágio de impaciência, aquele em que todo pai já chegou, e nunca admitiu, enfim, o estágio mais humano do ser humano, que está muito nervoso com a criança que não quer dormir, e também sabe que nada pode fazer, por que a culpa não é da criança, então ele torce pra que aconteça algo de sobrenatural que leve os dois ao sono profundo, e essa canção é do excêntrico "Tim Minchin - Lullaby".

Se ele cantasse pra mim, eu dormiria, pois teria certeza de que ele, se não era a Cuca, era o boi da cara-preta...

Boa noite aos pequeninos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário