Prezados e prezadas,
"Os fatos estão se tornando menos históricos e mais episódicos".
Não sei sob qual viés você vai interpretar esta frase (que eu li em algum livro na época do cursinho e não consegui encontrar o autor), porém eu sempre tive muita atenção a esta frase. Apesar de tê-la lido nos primeiros dias de cursinho pré-vestibular, ela me soa muito atual.
Hoje em dia, as ditas revoluções são feitas no conforto do lar, protestando pela internet, criando abaixo-assinados virtuais, espalhando hashtags de protestos... Vejo o lado positivo destes atos, sim: o impacto que as redes sociais têm na vida dos brasileiros mostra que uma simples hashtag ou a troca da imagem do perfil do Facebook pode gerar uma onda de novas idéias e questionamentos acerca de determinados fatos. Porém sempre tem um protesto novo, uma hashtag nova, uma nova causa a ser defendida. Com isso a velha causa se perde, os ideais tão idealizados são perdidos da noite pro dia e aquela mudança de mentalidade é trocada pelo trending topic do dia. A palavra "revolução" acabou por perder o seu sentido.
Apesar do dito acima, acredito muito nas pequenas revoluções. Não estas que as pessoas fazem sentadas no sofá de casa com o notebook no colo e tomando uma xícara de café quente. Acredito nas revoluções diárias que as pessoas se propõem a fazer para tornar o mundo melhor, porém in loco, presencialmente.
Vou lhes dar um exemplo:
Muitas vezes, no primeiro ano da faculdade, eu pegava ônibus com um passageiro que propunha a todos um "bom dia" coletivo, o qual ele chamava de "Campanha do bom dia" (acabei encontrando este video que mostra a tal campanha). Depois de um tempo notou-se que as pessoas passaram a desejar um bom dia ao motorista e ao cobrador, coisa que não acontecia com tanta frequência (segundo o próprio trocador, que comentou comigo este fato certa vez).
Existem muitos bons exemplos iguais a estes por aí. Pessoas que simplesmente fazem a sua revolução, buscando atingir um objetivo muitas vezes mais complexo do que diversas revoluções do passado. Hoje em dia é mais fácil conquistar um terreno inimigo do que um trânsito mais amigável.
Já pensou em fazer sua revolução do dia? Pois é, hoje pode ser uma boa oportunidade.
Músicas pra isso?
Se você sair de casa e colocar essa música no fone de ouvido, creio que alguma revolução boa possa acontecer. Basta tomar cuidado pra não se empolgar demais por aí!
Rage Against The Machine - Testify
Saúde e paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário