Páginas

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Música para Trabalhar | Sugestão #03


Quer dizer que o post do Dia do Trabalhador é meu?

Sempre acreditei naquela velha história de que “o trabalho enobrece o homem”, e que “Deus ajuda a quem cedo madruga”. Claro, nunca busquei ser nobre com isso, nem que Deus me desse uma ajudinha a mais só porque eu trabalho. O quão motivacionais estas frases são pra você? Bom, não sei. Mas acredito que estar trabalhando nos dá um aprendizado que não se tem em qualquer lugar (talvez em nenhum outro lugar).

Trabalho ensina. Ensina a viver melhor em grupo. Ensina que existe a hora certa de falar e de ouvir, e que é necessário ouvir as opiniões das pessoas para se conquistar um objetivo comum. Ensina a ter postura em diversas ocasiões. Ensina que hierarquia existe não apenas no lar, e que você deve respeitá-la para ser respeitado. Ensina que, em uma situação de conflito, a forma como você vai se posicionar pode resultar em uma nova parceria ou no nascimento de um novo concorrente. Ensina como ninguém que as pessoas querem, sim, puxar seu tapete, e que a torcida pelo seu sucesso permanece até que você começa a se destacar, e que, a partir deste momento, você passa a ser uma ameaça. Ensina a ter jogo de cintura. Ensina a ganhar dinheiro de forma honesta, e que qualquer aquisição feita com este dinheiro terá um valor realmente especial.

Dos caminhos que eu poderia ter seguido pra aprender algo na vida, o trabalho foi um dos mais gratificantes. Trabalho desde os 14 anos e, com isso, conquistei o respeito e a confiança de toda a família. Com 16 eu já comprava minhas coisas. Paguei minha carteira de motorista vendendo vale-transporte que sobrava de algumas entregas que eu fazia quando eu era office-boy. Conheci um mundo de pessoas, de oportunidades e de experiências que formaram meu caráter e fizeram de mim a pessoa que sou hoje.

Este papo de trabalho me faz lembrar uma pesquisa recente sobre as 200 melhores profissões pra se trabalhar (clique aqui pra ver uma matéria a respeito). Os critérios para a classificação eram, entre outros, ambiente de trabalho, renda e demanda física. Acredito que o prazer no trabalho é mais ligado a outros fatores. Você gosta do que faz? Tem bons amigos no local de trabalho? Conquistou respeito dos outros? Acredite, você tem a melhor profissão para se trabalhar, seja você um engenheiro ou um vendedor de picolé.

E se não está satisfeito, mude. Trabalho é pra te dar dinheiro e não estresse.

A música?

“Creedence Clearwater Revival - The Working Man”


Saúde e paz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário